Aqua Sana In Forma

Simplesmente Dance

Dançar é uma arte. Impressiona e emociona tanto ao profissional, que, no palco ou na pista de dança apresenta uma “performance” coreográfica ensaiada, como àqueles que assistem às mais diversas apresentações das expressões corporais dos bailarinos. Os gestos e os movimentos desenhados pelos “passos”, formando figuras, são manifestações de um dançarino que pode transmitir emoções e sentimentos inexplicáveis quando sincronizados com a musicalidade.

É difícil encontrar quem nunca tenha assistido a uma apresentação de dança, principalmente em nossa cultura que possui uma relação mais estreita com as chamadas danças tradicionais. Em todas as regiões do Brasil temos uma gama imensa de danças elaboradas de acordo com as tradições culturais do próprio local. É possível observar, quase sempre, um grande envolvimento do público nessas apresentações de danças típicas.

No que diz respeito à Dança de Salão, é inevitável percebermos nos últimos tempos um crescimento expressivo da sua utilização nos meios de comunicação. Lançamentos de filmes como “Dança Comigo”, “Ela Dança, Eu Danço”, “No Balanço do Amor”; de programas de televisão como “Dança dos Famosos (Tv Globo)” e “1º Campeonato Brasileiro de Dança de Salão (Sbt)”; e de novelas como Dance (Rede Bandeirantes) tornaram o ano de 2006 um marco na história da “dança a dois” por conta de um crescimento inigualável. De acordo com o site da Associação Nacional de Dança de Salão, o número de praticantes das várias modalidades cresceu cerca de 30% entre os anos de 2005 e 2006.

Essa procura em um primeiro momento estimulada pela vontade de aprender a dançar, é transformada no momento que o indivíduo percebe os benefícios que a prática da Dança pode proporcionar à sua saúde e à sua qualidade de vida.

Independente da sua experiência de vida e prática, não se preocupe, pois a dança nos seus mais variados ritmos estará de “braços abertos” para você. Até porque, relaxe e, Simplesmente Dance.



Prof. Drndo. Rodrigo Vecchi
Mestre e Doutorando em Educação Física
Docente do curso de Educação Física e Esporte - Veris/Campinas
Proprietário da Vecchi Eventos e Produções Artísticas
Atual Campeão Brasileiro de Dança Esportiva
Atual Campeão Sulamericano de Dança Esportiva Ritmos Standard
Atual Vice-Campeão Sulamericano de Dança Esportiva Ritmos Latinos
8º lugar no Campeonato Panamericano de Dança Esportiva




OTITES


Otite média aguda
A otite média aguda é a segunda doença mais comum da infância, após as infecções de vias aéreas superiores. Especialistas mostram por meio de estudos haver dois picos de incidência: entre 6 e 11 meses de idade (pico mais importante) e entre 4 e 5 anos de idade. Mas pode ocorrer em pessoas de qualquer idade.
A otite média aguda é uma infecção por bactérias ou vírus, que provoca inflamação e/ou obstruções e que se não for tratada pode levar à perda total da audição. Costuma ocorrer durante ou logo após gripes, resfriados, infecções na garganta ou infecções respiratórias.
Os vírus e bactérias, normalmente infectando o nariz e faringe, ascendem pela tuba auditiva e causam acúmulo de pus dentro da orelha média. A pressão exercida por esta secreção levará a dor, febre e diminuição da audição. Algumas vezes ela chega a ser tão intensa que leva à ruptura da membrana timpânica e saída de secreção purulenta misturada com sangue pelo conduto externo (otite média aguda supurada).
Os principais sintomas são, portanto, a dor muito forte, diminuição da audição, febre, falta de apetite e secreção local. O diagnóstico se baseia no levantamento dos sintomas e no exame da orelha que deve ser realizado por médico otorrinolaringologista.
O tratamento requer o uso de antibióticos e analgésicos. Em dois ou três dias, a febre desaparece, mas a audição pode levar mais tempo para voltar ao normal.

Otite média serosa
A otite média serosa é caracterizada pela presença de secreção inflamatória (serosa). Em geral se manifesta por perda auditiva e otites agudas de repetição. Está relacionada à obstrução da tuba auditiva, podendo fazer parte do quadro clínico das alergias das vias aéreas superiores, aumento da adenóide e sinusites. Seu tratamento pode ser clínico, com resolução espontânea, e ocasionalmente cirúrgica, com a colocação de “tubinhos” de ventilação.

Otite média crônica
A otite média crônica se caracteriza por uma história mais longa, com duração de três meses ou mais. É a principal responsável pela queda da audição em crianças e, conseqüentemente, do aprendizado. Em geral apresenta uma perfuração permanente na membrana do tímpano, como seqüela de uma otite média aguda mal tratada e que esporadicamente se infecta (sobretudo quando há entrada de água pelo conduto) manifestando-se pela presença de secreção (pus). O tratamento da otite média crônica inclui controle da infecção (em geral gotas tópicas) e proteção contra entrada de água e até mesmo o tratamento cirúrgico. A cirurgia visa evitar novas infecções e secundariamente tentar recuperar a audição que restou daquele ouvido.

Recomendações e prevenções das otites
- Procure atendimento médico sempre que você ou seu filho/a tiver dor de ouvido para prevenir complicações mais sérias;
- Não se automedique nem siga sugestões de conhecidos para aliviar a dor de ouvido;
- Proteja o ouvido contra a entrada de água;
- Evite o uso de cotonetes que podem retirar a cera protetora do ouvido ou machucá-lo;
- Limpe, com freqüência, as secreções nasais provocadas por gripes e resfriados, para evitar que o catarro se acumule no nariz e na garganta. Essa recomendação vale especialmente para em bebês e crianças pequenas;
- Não amamente seu bebê deitado. Essa posição favorece a entrada de líquidos em sua tuba auditiva
- Vacine seu filho contra a gripe.

Como se proteger na prática da natação?
Existem atualmente tampões de silicone feitos sob medida para cada orelha. Esta é a forma mais eficiente de evitar a entrada de água nas orelhas durante a natação, e assim se proteger de possíveis otites.
O tampão deve ser confeccionado por um protético especializado em orelhas e para isso é necessária a realização de uma pré-moldagem. Uma massa de silicone especial é injetada na orelha, após alguns minutos ela enrijece e é retirada já com a forma exata da orelha, pronta para ser enviada ao protético. Esse procedimento deve ser realizado por profissional competente, médico ou fonoaudiólogo.
Mais informações sobre como adquirir os tampões pergunte em sua academia!

Carina D. Mendes
Fonoaudióloga





Fábrica de alegria

O que uma fábrica faz? A resposta poderia ser uma infinidade de bens de consumo e ou artigos diversos.
Para nós da Aqua Sana fabricar alegria é proporcionar aos nossos alunos um ambiente lúdico pedagógico em que eles atinjam seus objetivos: aprender a nadar, emagrecer, condicionar, enrijecer, modelar sem que isso signifique mais sacrifícios do que os que eles já fazem no seu dia-a-dia, ou seja, cabe a nós ajudá-los a alcançar os resultados esperados, mas com muita segurança e prazer.
Portanto, essa é nossa missão: ser uma fábrica de alegria.
Nossa Razão: ser uma extensão da família de nossos alunos, construindo juntos, através de um ambiente seguro, familiar e feliz, uma relação prazerosa entre o individuo e o meio, a fim de alcançar o objetivo de cada um de nossos alunos.
Nossos Valores: segurança, alegria e atividade física, nesta sequência.
Todos adoram quando alguém chega até nós e diz: Bom dia, Como você está? Tudo bem? Como foi seu final de semana? Perguntas do gênero, principalmente naqueles dias em que estamos pra baixo, e um simples olhar interessado, um simples sorriso, pode mudar nosso dia. Sabemos, porém, que todos possuem os seus problemas, mas nós professores da Aqua Sana temos o compromisso, não só de dar aulas, boas aulas, mas também de proporcionar aos nossos alunos um bem estar físico, emocional, social e psicológico, e assim saírem melhores do que chegaram aqui.
Aulas de natação e hidroginástica são aulas que diminuem o estresse, mas tal fato não ocorre apenas pelos exercícios, mas também pelo contato com o meio liquido e as propriedades da água aquecida. Aqui na Aqua Sana, desde que o aluno entra na academia até a hora de sair, no contato com as recepcionistas alegres e atenciosas, nas aulas com professores felizes que fazem o que gostam, nas aulas de movimentos simples ou complexos, porém possíveis (no intuito de alcançá-los indiferente dos seus objetivos iniciais), ele encontra muita alegria.
Para nós, felicidade é fundamental, e os professores vão usar todas as ferramentas possíveis, desde músicas alegres, aulas temáticas e lúdicas, para que vocês, alunos, se divirtam em busca de melhorar, não apenas a estética e a saúde, mas principalmente a sua qualidade de vida, através do prazer em fazer as aulas - tendo em mente quanto sair de casa para ir à academia que você está indo para uma fábrica de alegria e lá você irá produzir, junto com seus colegas e professores, o objeto de desejo de todos: a felicidade.
Se você ainda não sabe o que é fazer exercícios com muita alegria, venha fazer uma aula teste gratuita na Aqua Sana.

Gabriel Espíndola




POR QUE ENTRAMOS NA HIDROGINÁSTICA POR UM MOTIVO E PERMANECEMOS POR VÁRIOS?

Geralmente, quando alguém decide freqüentar uma aula de hidroginástica, por indicação ou vontade própria, com certeza tem um objetivo em mente, podendo ser algum dos citados: melhoria do condicionamento físico, tratamento de doenças, controle de peso, fortalecimento, recuperação de traumas (físicos ou psicológicos), socialização, combate da ociosidade e/ou depressão.
Se pensarmos que a aula oferece todas estas opções, podemos dizer então, que ali é um local de múltiplas possibilidades, que se completam e se somam, resultando em um ambiente rico e de enorme contribuição para a qualidade de vida de cada aluno.
A base do nosso trabalho é a alegria, que vai do aluno x professor ou
aluno x aluno. Trabalhamos com entusiasmo e acreditamos nos benefícios que nossa hidroginástica traz.
Atualmente com o a correria e o estresse do dia-dia acabamos deixando de lado nossa saúde e, principalmente, o lazer. A prática de exercício, quando em ambientes que prevaleçam a harmonia, estímulo e entusiasmo, torna-se prazerosa. Os exercícios propostos em aula são elaborados a fim de atingir, de maneira global, todas as expectativas do nosso aluno através de:
Atividades recreativas
Ocorre no nosso organismo o estímulo à produção de endorfina e andrógeno, responsáveis pela sensação de bem-estar e recuperação da auto-estima
Atividades de socialização com caráter lúdico
Atividades moderadas e progressivas
Neste momento o organismo prepara-se para suportar estímulos cada vez mais fortes
Atividades de força
Importantes, principalmente, para os músculos responsáveis por sustentação/postura, evitando cargas muito fortes e contrações isométricas
Atividades de resistência
O objetivo é a redução das restrições no rendimento pessoal
Exercícios de alongamento e relaxamento
Leva ao ganho de flexibilidade e de mobilidade
Agora ficou fácil responder por que os alunos não cancelam a matrícula após atingir os objetivos iniciais?
A resposta está no olhar dos alunos, no comportamento, no comprometimento, no rendimento dentro e fora da academia, na vontade de melhorar sempre mais e mais, no relacionamento entre os alunos, nas amizades construídas, na satisfação em ter sua vida transformada pela prática da hidroginástica.
Prof. Thiago Lopes







ALIMENTAÇÃO X ATIVIDADE FÍSICA



A atividade física deve ser algo prazeroso, pois assim irá proporcionar bem estar mental, além de físico. Para que o nosso organismo possa se beneficiar ao máximo com essa prática, alguns cuidados devem ser tomados, sendo que a alimentação anterior a atividade é um dos cuidados essenciais.
Nossos músculos precisam de energia para poder trabalhar com eficiência. Eles a obtêm de várias maneiras, sendo a alimentação a mais importante. Na falta de energia vinda dos alimentos, nossos músculos iniciam um processo de auto - degradação para obter energia, isso resulta em perda de massa muscular, cansaço excessivo e diminuição do rendimento, entre outros. Para se evitar esse “consumo” muscular, devemos sempre fornecer nutrientes para os nossos músculos antes da atividade física.
Os nutrientes têm diferentes funções no nosso organismo. Os carboidratos e as gorduras são as nossas principais fontes de energia na alimentação. Assim, parece lógico pensar que devemos comer carboidratos e/ou gorduras antes da atividade física. Acontece que as gorduras demoram muito tempo para serem digeridas, fazendo com que muita da energia seja retida para esse processo. Já os carboidratos têm digestão bem mais rápida e isso faz com que a energia proveniente deles seja utilizada para a realização do exercício. Portanto o tipo de alimento mais interessante para comer antes de se exercitar são os carboidratos.
O tempo de digestão e absorção dos carboidratos é variável e dura cerca de 20 a 90 minutos, dependendo do seu índice glicêmico. Para que a energia proveniente dos carboidratos esteja disponível para nossos músculos, é necessário ingeri-los dentre 45 minutos à 1 hora antes da atividade física.

Prof. André Gomes